Sistema Financeiro Nacional

O Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de instituições, públicas e privadas, que realiza a ligação entre agentes deficitários e superavitários para regular e compor o mercado financeiro do país.

Mas antes de falar do funcionamento do atual Sistema Financeiro Nacional, é preciso definir as suas funções. Dentre as várias existentes, duas se destacam:

– Intermediação financeira
Tem o objetivo de ligar os atores do sistema entre si, garantindo que as operações tenham liquidez e que serão realizadas seguindo o cumprimento de leis e resoluções;

– Prestação de serviços de gerenciamento de recursos
Essa função corresponde as facilidades que estão à disposição dos cidadãos, empresas e governos.
Exemplo: seguros, transferência de recursos, meios de pagamentos, custódia de valores (conta corrente ou poupança) e todos os outros serviços disponíveis no mercado financeiro.

Antes de avançarmos para a explicação sobre o funcionamento desse sistema, é preciso saber o que significa o termo “LIQUIDEZ”.
Liquidez é quando um procedimento adotado dentro do sistema financeiro gera um retorno positivo aos atores da operação, não causando prejuízos a nenhuma das partes envolvidas.

Agora sim, veja como funciona o sistema financeiro. Ele segue o seguinte modelo:

Órgão Regulador
É aquele que regula e fiscaliza todo o funcionamento dos processos dentro do sistema financeiro nacional;

Aplicador (ou investidor)
É aquele que possui o capital, e que poderá investir esse dinheiro em algum negócio;

Tomador
É aquele que precisa de uma certa quantidade de dinheiro e por isso recorre ao sistema para receber um empréstimo;

Instituição Financeira
É quem que cumpre o papel de intermediadora do negócio entre o Investidor e o Tomador. As instituições financeiras precisam atender a uma série de normas estabelecidas pelos órgãos reguladores, além de serem responsáveis por garantir a operação, possibilitando que o investidor receba o seu dinheiro a qualquer momento do processo.
Quem garante que as instituições financeiras tenham recursos para cumprir com suas obrigações é o mercado interbancário. O mercado interbancário corresponde às operações financeiras realizadas entre os próprios bancos.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
Fale conosco
Olá, tudo bem,
Como podemos te ajudar?